"Hoje posso compreender, que malandragem de verdade é viver!" Mano Brown, Racionais.

domingo, 1 de maio de 2011

2pac, o impossível é possível. Parte 1. Chegando ao Topo do Mundo.

Tupac Amaru Shakur, nascido em Nova York em 16 de junho de 1971, conhecido pelos nomes artísticos 2Pac ou apenas Pac. Foi um rapper americano que esteve, enquanto vivo, entre os 10 maiores cantores do mundo e também enquanto vida e mesmo após sua morte, considerado o maior rapper de todos os tempos. Na sua carreira de apenas 9 anos (1987-1996) vendeu cerca de 75 milhões de discos, tendo 2 de seus discos como os mais vendidos da época nos Estados Unidos e Canadá e 3 como os segundos mais nos mesmo, enquanto vivo, recebendo 15 discos de Platina e 2 discos de ouro.
Pac começou sua carreira tentando ser um poeta, escrevendo suas poesias, mas como ele mesmo relata em um de seus filmes, na época os poetas eram considerados "idiotas" e alguns poetas colocavam um ritmo de musica na poesia para gravar discos e relata que isso dava certo, então Pac resolve deixar de ser um poeta para virar um rapper isso quando ele tinha 16 anos e estava no Ensino Médio.
As músicas do rapper relatavam e discutiam a igualdade social, econômica, política e racial.
Tupac teve alguns problemas judiciais em sua vida e ja admitiu publicamente o uso de maconha deis dos 17 anos.
Os pais de Tupac faziam parte dos panteras negras, e foram absolvidos de mais de 150 processos de conspiração contra o governo dos Estados Unidos. 
Com doze anos de idade, Shakur se matriculou na 127th Street Repertory Ensemble do Harlem, um grupo de teatro, e foi escolhido como o personagem Travis Younger na peça A Raising in the Sun, que foi performada no Apollo Theater. Em 1986, sua família se muda para Baltimore, Maryland. Depois de completar seu segundo ano na Paul Laurence Dunbar High School, ele foi  transferido para a Baltimore School for the Arts, onde ele estudou atuação, poesia, jazz e balé. Ele atuou em algumas peças de Shakespeare e também atuou como o Rei das Ratazanas em o Quebra-Nozes.
Shakur, acompanhado se seu amigo Dana "Mouse" Smith, seu beatboxer, ganhou na maioria das competições de rap em que participou e era considerado o melhor rapper da escola.
Pac desenvolveu uma forte amizade com uma jovem Jada Pinkett (mais tarde Jada Pinkett Smith, após se casar com Will Smith), que durou até sua morte. Um poema escrito por 2Pac intitulado "Jada" apareceu em seu livro The Rose That Grew From Concrete, que incluia outro poema dedicado a ela chamado "The Tears in Cupid's Eyes".

2Pac estreou suas habilidades de rap na música Same Song, do Digital Underground em 1991. Depois, 2Pac lançou seu álbum de estréia,2Pacalypse Now em 1991. O álbum permaneceu oculto por alguns anos e não foi lançado nenhum top ten hit. Mais tarde, foi a vez deStrictly 4 My N.I.G.G.A.Z. ser lançado, em 1993. Considerado seu primeiro álbum de sucesso, lançou dois hit singles, I Get Around com o Digital Underground e Keep Ya Head Up. O álbum e os singles levaram disco de ouro ainda no final de 1993.


2Pac começou a ter problemas realmente depois de ter sido baleado em 30 de Novembro de 1994. Ele levou 5 tiros quando estava em um studio em Nova York. Existem muitas teorias em torno desse episódio.
Em março de 1995, seu terceiro álbum Me Against the World é lançado. Lançado enquanto Tupac estava servindo pena na prisão por agressão sexual, o álbum chegou direto ao primeiro lugar da Billboard 200, com 240.000 cópias vendidas na primeira semana. O álbum também veio com o primeiro top ten hit de 2Pac, Dear Mama, que chegou ao número nove da Billboard Hot 100. Em abril de 1995, 2Pacalypse Now já era disco de ouro e Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z. e Me Against the World eram platina, sendo que no final do ano Me Against the World era platina dupla e Dear Mama platina.

Em outubro de 1995, o caso de Shakur estava em apelação, mas devido a todos os seus honorários advocatícios ele não podia juntar a fiança de US $ 1,4 milhões. Após servir onze meses de sua sentença de um ano e meio a quatro anos e meio, Tupac foi liberado da prisão Attica Correctional Facility graças a ajuda de Suge Knight, CEO da Death Row Records, que pagou a fiança de 1.4 milhões em troca de 2Pac assinar um contrato de três álbuns sob a Death Row.
Após a sua libertação, Tupac voltou rapidamente a gravar músicas. Ele fundou um novo grupo chamado Outlaw Immortallz. Tupac chegou imediatamente ao estúdio de gravação para gravar seu primeiro álbum sob a Death Row. A gravadora também rapidamente o rotulou como seu artista principal, ao lado de Snoop Doggy Dogg e Dr. Dre. Seu primeiro lançamento sob a gravadora, o single California Love, foi lançado no final de 1995.

Fim da Parte 1. Veja a Parte 2.
2Pac 4Ever.

Um comentário:

  1. Muito Bom, sou muito fã do Pac e já vi muitos "documentários" escritos sobre ele, esse aqui concerteza é muito bom, muitas informações e bastante interessantes. Parabéns

    ResponderExcluir